• strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /home/u131386853/domains/nospodemoslondrina.org.br/public_html/modules/acquia/views/views.module on line 880.
  • strict warning: Declaration of views_handler_filter::options_validate() should be compatible with views_handler::options_validate($form, &$form_state) in /home/u131386853/domains/nospodemoslondrina.org.br/public_html/modules/acquia/views/handlers/views_handler_filter.inc on line 0.
  • strict warning: Declaration of views_handler_filter::options_submit() should be compatible with views_handler::options_submit($form, &$form_state) in /home/u131386853/domains/nospodemoslondrina.org.br/public_html/modules/acquia/views/handlers/views_handler_filter.inc on line 0.
  • strict warning: Declaration of semanticviews_plugin_style_default::options() should be compatible with views_object::options() in /home/u131386853/domains/nospodemoslondrina.org.br/public_html/sites/all/modules/semanticviews/semanticviews_plugin_style_default.inc on line 0.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /home/u131386853/domains/nospodemoslondrina.org.br/public_html/modules/acquia/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 0.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /home/u131386853/domains/nospodemoslondrina.org.br/public_html/modules/acquia/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 0.
  • strict warning: Declaration of semanticviews_plugin_row_fields::options_validate() should be compatible with views_plugin_row::options_validate($form, &$form_state) in /home/u131386853/domains/nospodemoslondrina.org.br/public_html/sites/all/modules/semanticviews/semanticviews_plugin_row_fields.inc on line 0.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /home/u131386853/domains/nospodemoslondrina.org.br/public_html/modules/acquia/views/views.module on line 880.

Pensar “2015 e além”

É imprescindível que aprendamos a vislumbrar de forma equilibrada os fatos lá na frente. Se assim não fizermos, o prejuízo, espiritual ou material, pode nos surpreender depois. Seja no que diz respeito às questões individuais ou às do interesse das comunidades.
Um ponto importante, que costumo ressaltar à minha equipe de trabalho, pode ser resumido a uma frase. Aliás, já até comentei aqui com vocês em outra oportunidade: administrar é chegar antes.
Instrutivas lições sobre fazer um bom planejamento ou prever com acerto as consequências futuras de nossas escolhas encontram-se também no Evangelho de Jesus, o Cristo Ecumênico, isto é, universal. Por exemplo, o Divino Estadista, de forma didática, nos relatos de Lucas, 14:28 a 30, ajuíza: “Qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar”.
Portanto, é sob essa consciência e rogando a iluminação de Deus que pautamos as contribuições que levamos à ONU. Agora mesmo esse organismo internacional está convidando sociedade civil e ativistas de todo o mundo para pensar “2015 e além”. Entre os dias 27 e 29 de agosto, ocorrerá a 65ª Conferência Anual de ONGs do Departamento de Informação Pública (DPI) das Nações Unidas, em sua sede, em Nova York/EUA.
O encontro pretende redigir uma “Agenda de Ação” que mobilize as negociações das metas de desenvolvimento pós-2015. A sociedade civil, redes internacionais e ativistas discutirão os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que substituirão os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), cujo prazo é 2015, e um novo acordo climático que tomará o lugar do Protocolo de Kyoto.
Nesse contexto, no dia 29, a Legião da Boa Vontade (LBV) coordenará um painel temático que refletirá e trará recomendações para cooperar na construção de políticas públicas internacionais. Debateremos o tema “Educando Cidadãos Sustentáveis — Melhores práticas do Brasil da Rio+20”.
Já confirmaram suas participações no dia, como palestrantes, o Diplomata Vicente Amaral Bezerra, representante da Missão Permanente do Brasil nas Nações Unidas; o psicólogo e psicanalista Joseph DeMeyer, copresidente do Comitê de ONGs sobre Educação e representante da Sociedade de Estudos Psicológicos para Assuntos Sociais (SPSSI), ambas nas Nações Unidas; a professora Suelí Periotto, doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico aplicadas na rede de ensino da LBV; e Sâmara Malaman, mestre em Educação Especial pela Kean University, que apresentará os resultados do programa educacional da LBV dos Estados Unidos “Estudantes de Boa Vontade pela Paz”, nas escolas públicas norte-americanas.
Ainda sobre o evento dessa semana, Danilo Parmegiani, representante da LBV na ONU, seguindo as diretrizes que temos alinhavado, destaca: “E se o progresso sustentável puder ser acelerado? Uma maneira de fazer isso é pelo caminho do empoderamento, da capacitação de cada indivíduo do planeta para agir como agente na formação de sociedades sustentáveis e solidárias”.
Exato! E devemos priorizar o papel da Educação com Espiritualidade Ecumênica como solução transversal e essencial para cumprir toda a Agenda de Desenvolvimento Global da ONU. Desse modo, pensaremos “2015 e além” inspirados pelo Além, ou seja, o Céu, o Mundo Espiritual Superior, onde começa o governo da Terra.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.brwww.boavontade.com