Como formar um grupo de gestantes
No dia 15 de março de 2012, quinta-feira, teve início a série de oficinas mensais para capacitação de voluntários e profissionais que trabalham com grupos de gestantes na cidade de Londrina e região. No primeiro encontro, o tema “Como formar um grupo de gestantes” foi discutido sob a coordenação das enfermeiras e docentes Prof.ª Dr.ª Thelma Malagutti Sodré (UEL), Prof.ª Ms. Kátia Mara Kreling Vezozzo (UNIFIL), Prof.ª Ms. Catia Campaner Ferrari Bernardy (UEL) e Prof.ª Andréia Gonçalves Pestana Hirata (UEL).
Estiveram presentes 20 pessoas de diferentes organizações, todas com grupos de gestantes em atividade: são representantes de Igrejas, profissionais da rede de atenção básica e do sistema privado, entre outros voluntários e representantes da sociedade civil.
Já no segundo encontro, em 17 de abril, os participantes finalizaram as discussões sobre a formação básica de um grupo de gestantes; e traçaram um perfil geral das atividades que estão sendo desenvolvidas atualmente, em Londrina. Com objetivo de promover a discussão a partir da própria experiência dos grupos e das lideranças, em apenas dois encontros, já pudemos perceber como é rica e estratégica essa troca de saberes.
Treze coordenadores de grupos estiveram presentes, e a Oficina foi conduzida pelas docentes Prof.ª Dr.ª Thelma Malagutti Sodré (UEL) e Prof.ª Ms. Kátia Mara Kreling Vezozzo (UNIFIL).
Os encontros da Oficina de Capacitação para voluntários e profissionais que trabalham com Grupos de Gestantes de Londrina e região acontecem sempre na terceira quinta-feira do mês, das 19h às 21h. A participação é gratuita, com emissão de certificado e entrega de material impresso ao final do ciclo. O próximo encontro será no dia 17 de maio, sobre o tema: “Estratégias de vínculo com as gestantes”.
Próxima oficina: Estratégias de acolhimento das gestantes
Data e horário: 17 de maio, quinta-feira, das 19h às 21h
Local: SESI – Rua Deputado Fernando Ferrari, 160, Jardim Bancários, Londrina-PR
Gratuito.
Realização: Nós Podemos Londrina
Apoio: UEL, UNIFIL, SESI, SICOOB Londrina
Texto de Ana Carolina Franzon (Instituto CRIAS - Cidadania Saúde e Direitos/www.partonobrasil.com.br)
Revisão: Thelma Malagutti Sodré e Luis Claudio Galhardi