Abrace: um apoio a crianças com câncer e suas famílias

O câncer é hoje a primeira causa de morte por doença na infância. Os números apresentam um dado alarmante: no Brasil, 30% das crianças com câncer falecem. O diagnóstico precoce pode salvar vidas e é com isso que trabalha a Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace). O programa Sociedade Solidária desta sexta-feira, 26 de setembro, entrevista a presidente da entidade, Ilda Peliz.

Conforme explica a convidada, a organização apoia pacientes com câncer e famílias que se encontram em dificuldades financeiras. “Nós encontramos famílias num estado tão carente, que dormem, às vezes, três crianças num colchão no chão. Essa família não tem geladeira, para manter o medicamento refrigerado. Aí deixa na geladeira do vizinho. Só que a criança tem que tomar o remédio às quatro horas da manhã. Ela não vai bater na porta do vizinho para acordá-lo. Então, não aplica o remédio. E é muito sério. A Abrace busca o apoio da sociedade, que doa móveis, brinquedos, agasalhos, cestas básicas”, relata.

A conversa aborda como tem sido para a Abrace enfrentar grandes obstáculos no Brasil, em decorrência de muitos locais não terem estrutura adequada. Isso atrapalha ainda mais um diagnóstico precoce. “Nas capitais, fica mais fácil esse pai ou essa mãe encontrar um profissional com o conhecimento da Oncologia. Mas, no interior, muitas das vezes quem atende essa criança é um cardiologista, uma área totalmente diferente da Pediatria. Então, ele não consegue desconfiar: ‘Será que é um câncer?’”, alerta a presidente, completando que, mesmo pediatras, devem estar atentos a sintomas que são muito semelhantes a doenças comuns na infância e que podem confundir. “É uma febre intermitente, que não cessa. Então, tem alguma coisa errada. E muitas das vezes essa febre intermitente pode ser uma leucemia”, diz.

Muitos outros pontos serão abordados no programa, que vai ao ar hoje, às 18h30, pela Boa Vontade TV. A programação está sujeita a alterações.

Como sintonizar a Boa Vontade TV

TV por assinatura
SKY: canal 20
Oi TV: canal 212
Net: canal 66 (Itapetininga/SP); canal 98 (Sertãozinho/SP); e canal 192 (Americana, Araras, Hortolândia, Limeira, Mogi-Guaçu, Mogi-Mirim, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste, Sumaré, Rio Claro/SP)
Telec NE: canal 24 (São Luís/MA)
Cabo Serviços de telecomunicações: canal 33 (Natal e Mossoró/RN)
TV Costa do Sol: canal 29 (Cabo Frio/RJ)
TVC: canal 26 (Assis/SP); canal 29 (Ourinhos/SP)
Pontal Cabo: canal 26 (Penápolis/SP)
TVCA Tietê: canal 39 (Tietê/SP)
TV Conectcor: canal 45 (Jaú e Dois Córregos/SP)
RCA: canal 34 (Curitiba e Paranavaí/PR)

TV aberta
São Paulo/SP: canal 45.1 (digital)
São José dos Campos/SP: canais 11 e 40 (digital)
Arceburgo/MG: canal 32
Brodowski/SP: canal 31
Glorinha/RS: canal 23
Luz/MG: canal 51
Poços de Caldas/MG: canal 58

Afiliadas
Mococa/SP: canal 21 (de 23h às 11 horas e de 13h às 19 horas)
Santa Rosa do Viterbo/SP: canal 21
Cássia dos Coqueiros/SP: canal 21
Tapiratiba/SP: canal 69
Guaranésia/MG: canal 69
Arceburgo/MG: canal 9

Na internet, pelo site www.boavontade.com/tv

Comentários

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.