Calma discute metas para atingir Objetivos do Milênio
Por
emFONTE: Jornal de Londrina http://www.jornaldelondrina.com.br/cidades/conteudo.phtml?id=1446637
Calma discute metas para atingir Objetivos do Milênio
12/02/2014 | 00:01 Juliana Gonçalves
O Comitê Municipal de Aleitamento Materno (Calma) se reúne hoje para avaliar as ações de 2013 e discutir as metas para 2014, ano em que comemora 20 anos de existência. Dentre as ações previstas estão contribuições para que os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) sejam alcançados.
Segundo a fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Saúde e integrante do Comitê Valentina Simioni Rodrigues, as ações que serão propostas hoje pelas instituições participantes têm como objetivo a promoção, proteção e apoio do aleitamento materno. “Vamos discutir desde campanhas de doação de leite até reciclagem de profissionais.”
Um dos pontos será a Semana Mundial de Aleitamento Materno, programada para agosto, com o tema “Aleitamento e os Objetivos do Milênio”. Praticamente os oito objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU) precisam do fortalecimento do aleitamento materno para serem atingidos até 2015.
Segundo a coordenadora do Calma, Lilian Mara Consolin Poli de Castro, os índices de aleitamento materno aumentaram em Londrina. A proporção de bebês com até seis meses alimentados só com leite materno aumentou de 21% em 2002 para 40,5% em 2010. “Isso mostra a importância de promover o aleitamento.”
Ainda assim, o índice está abaixo do preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é entre 90% e 100%. “O Calma tenta resolver situações que dificultam o processo do aleitamento”, conta Lilian. Essas dificuldades começam no período gestacional, com falta de informações à gestante, até o acompanhamento dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), depois do parto.
Graças às ações dos últimos 20 anos do Comitê, Londrina passou a ser referência nacional no assunto. Em 2007, profissionais do Calma foram convidados pelo Ministério da Saúde para construir as diretrizes das políticas nacionais para aleitamento. “A Rede Amamenta Brasil, implantada em âmbito nacional e incorporado em outras estratégias, nasceu aqui no Calma”, lembra Lilian.
Comentários
Comentar