Realizado o 2º encontro de voluntárias em Grupos de Gestantes

Em breve um resumo da reunião de 16 de fevereiro de 2012

 

 

NUCLEO NÓS PODEMOS LONDRINA \ OBJETIVOS DO MILÊNIO (ONU)

ODM 5 – MELHORAR A SAUDE DAS GESTANTES

2ª REUNIÃO DE GESTANTES DE LONDRINA (16\02\2012) – FIEP\SESI.

Em conformidade a primeira reunião realizada na em Outubro de 2011, onde acertou-se a organização desta segunda reunião com a orientação de dinâmica do Grupo Gesta para o desenvolvimento e início da ações para o ano de 2012.

Foi feito um relato histórico sobre o Nós Podemos de Londrina e os aspectos para a formação da Rede de Grupo de Gestantes de Londrina.

A Enfermeira Thelma do Grupo Gesta \ UEL – Universidade Estadual de Londrina iniciou a sua apresentação onde coordenará a dinâmica que será realizada neste dia.

O Gesta apresenta um relato baseado no primeiro questionário da realidade dos grupos de gestantes de Londrina – Dos 16 grupos cadastrados... 6 realizam orientações sobre gestação, 5 destes tem atividades em conjunto das orientações, 9 grupos tem profissionais de saúde presente... 2 grupos contam com profissionais da saúde e voluntário.. 5 grupos contam somente com voluntários...... desta informação que propostas , vínculos, parcerias e sugestões...

A Uel, junto com o Gesta, Unifil, Unopar baseado a esta análise, organizou uma proposta de ação... mas antes estão querendo ouvir os grupos de gestantes e assim alinhar com a proposta organizada... para realizar algumas intervenções....Abre-se as apresentação:

Taiara do curso de enfermagem... pesquisa sobre acesso a internet para pré-natal... saber se as gestantes do uso da tecnologia para pesquisa e informação sobre o Pré-natal. Este questionário está em um blog para orientar e informar as gestantes. Pesquisas prévias mostrou que gestantes fazem as vezes pesquisa e perguntam para os seus médicos.. duvidassobresgestação@blogspot.com

O resultado desta pesquisa será divulgada por este blog de forma a fortalecer a qualidade das informações e também foi falado de outros grupos que tem divulgado na internet informações sobre a saúde das gestantes. Foi apresentado uma experiência de uma profissional sobre parto natural e esta tem um blog (parto no brasil) – o trabalho da comunicação como um link nos blogs similares – ampliação da informação na informática.

Quais são as propostas para o grupo de gestantes de forma a orientar e conduzir os apoios as gestantes...

Grupo 1 – Provopar – relatou um comunicado da câmara municipal de uma moça que passou por um problema de estouro da bolsa, do sexto filho, onde não tem orientação e educação familiar – planejamento familiar de forma a orientar os grupos de gestantes para a orientação das mães no processo de planejamento sexual e de planejamento de gestão familiar.

Grupo 2 – Foi relatado para ter grupos que orientem dentro dos grupos com formação;

Grupo 3 – A nova aliança apresentou que existe na ação de grupo realiza através do diálogo e palestra abordando as informações básicas de gestão – drogas, informações, orientações, modelo de trabalho, orientação na saúde e conduta... apresenta no pré-natal, e monta kit de média de R$ 300,00 e precisa de ajuda para organizar os kits e montar e produzir os materiais.

O que temos para oferecer e o que precisamos...

Provopar faz enxoval... vai ver quanto pode oferecer e ver a estrutura para unir forças que realizam enxovais e atender os grupos que orientam tecnicamente as gestantes... qual a seleção e critérios para entregar os enxovais.. disciplinar.

Elaine da Secretaria da Mulher... contato com os grupos... sobre a rede de apoio do governo e trabalhos com pré natal e adolescentes são trabalhos que devem ser desenvolvidos. A Educação familiar sobre alimentação e saúde... Não perder o vínculo com a rede municipal... Contato com os CRAS e UBS locais fortalecem o desenvolvimento da orientação... a rede CAPES discute sobre o usuário de drogas... mapeamento de atuação junto com a articulação da rede, como funcionam, como acionar e ter contatos...

Nova Aliança – teve como primeiro passo o contato com a reunião de saúde... serviço social, pós parto e orientações na amamentação e desenvolvimento.

A relação da rede é fundamental para que os atendimentos sejam acompanhados e sejam registrados na rede publica de forma que os direitos constitucionais possam ser atendidas estes grupos.

Fabiano de Cristo – trabalhos aos sábados a tarde... tentou trabalhar com a Ubs e eles ajudam com a colocação de cartaz sobre os cursos.. uma técnica do hu ajuda nas oficinas – eles podem oferecer a informação das oficinas que realizam... orientam sobre vacinas e atuam na orientação sobre planejamento familiar e dst... Orientação sobre educação de filhos e assuntos extras que surgem na demanda... precisa de ajuda com outros profissionais, onde acabam agindo de forma generalizada. Ele segue uma apostila da Ivonete do Meimei que ajuda na forma de conduta de orientação deste grupo. A ação de higiene, orientação entre outros.

Pastoral de criança tem um kit para as gestantes... perguntou-se quem utiliza de apostila pronta em seus trabalhos... Pastoral tem parceria com o Ministério da Saude... e distribui um kit.

Panissa tem agora grupo de gestantes e através de diálogos organiza a roda de conversas e realizam os diálogos. Como acompanhamento com psicólogos.. a ubs não libera os profissionais mas podem os grupos encaminharem pois nesta rede o contato pode ser desenvolvido.

O núcleo nos podemos londrina nesta ação ainda não acionou a prefeitura de forma mais institucional de forma a diagnosticar a realidade antes de efetivar um contato com o poder publico... assim o NASF – PML, meio que representa o poder publico neste início de trabalho.

Parto Ativo Humanizado – pode oferecer com técnicos enfermeiros, médicos convidados, voluntário (Telma) e precisamos de gestantes.... Professor de Samuel Moura – PLAC a cada 15 dias eles se reúnem para orientações... tem temas de trabalho e precisam atender mais gestantes. Divulgam a importância de parto naturais em vez do parto artificial. Eles podem oferecer palestras aos grupos sobre parto humanizado. Trabalha em forma de conversas... os temas são baseadas pela demanda do grupo. Diferenciam-se na visão de cursos para gestantes. Solicita a condição de fechar parcerias com a Ubs e outros grupos que trabalham com gestantes e que possam indicar gestantes.

Instituto sapere aude – trouxeram um curso para oferecer sobre capacitação e voluntários que trabalham com gestantes... 31 de maio a 1 de junho estes curso não gratuito – divulgando o curso.

Unopar – estágio curricular de grupos de fisioterapia solo e hidro... onde eles estão como apoio para o desenvolvimento de gestantes podendo o projeto ampliar o seu trabalho. Bebe clinina, transformar em projeto de extensão. 33717816 suzy (nome e tel de gestantes).

Taina da Nasf – Nutricionista – amamentação complementar – ajuda neste assunto.  Capacitação do Ministério da Saúde – e protocolo de pré natal da prefeitura de forma a formar uma mesma linguagem.

Diagnosticos:

Grupo que não tem orientação e grupos que não tem apoio das ubs

UEL, UNIFIL E UNOPAR – Contato para disponibilizar profissionais voluntários.. orientação de saúde.

Oficina uma oficina aos grupos que trabalham com gestantes... este sentido informar os gestores destes grupos sobre orientações técnicas e metodológicas deste processo profissional.

Quantas oficinas, quando, periódicos... tema

- Encontros mensais no período noturno – 19hs as 21hs nas 3ªs Quinta feiras. A próxima na fiep.

- Estruturação e parceria de forma uma ajuda financeira com o SIICOOB de forma a  possibilitar o desenvolvimento das oficinas e cursos...

- Ficou estabelecido toda as 3ª Quinta feiras do mês a reunião.

Primeiro tema – Como organizar e administrar um grupo de gestantes.

Assim sem mais nada a tratar eu Gustavo Marcondes escrevi este resumo que será publicado na internet.

 

Comentários

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.