Brincar: descobrir, aprender, viver e ser feliz
Por
emNa próxima sexta-feira (22/5), o programa Sociedade Solidária discute a respeito do direito das crianças de brincar, algo importante para o desenvolvimento delas. Entre os dias 24 e 30, comemora-se a Semana Mundial do Brincar. A convidada Giovana Barbosa, gestora da Aliança pela Infância, falará sobre o tema.
Uma pesquisa da Fundação Maria Cecília Vidigal (2012) mostrou que apenas 19% dos pais brasileiros entendem que o brincar é importante. Entretanto, a entrevistada aponta que é por meio das brincadeiras que as crianças desvendam quem são e aprendem a dividir, a se relacionar, a errar, enfim, descobrem a vida. “As crianças que tiveram a oportunidade de brincar são adultas que têm iniciativa na vida”, diz.
Daí a grande responsabilidade dos pais em garantir esse direito, na visão de Giovana. Ela acredita, inclusive, que a brincadeira dá a oportunidade de que eles possam viver momentos prazerosos com os filhos. “Às vezes, mediando uma brincadeira — a criança brincando, e ele [o adulto] perto —, a criança interage. Isso vale muito!”, afirma.
A entrevista completa vai ao ar na próxima sexta, às 18h30, pela Boa Vontade TV.
A Boa Vontade TV está na SKY (canal 20), na Oi TV (canal 212), na TV aberta digital em São Paulo/SP (45.1) e em outras regiões do país. Confira a abrangência completa no site www.boavontade.com/tv.
Comentários
Comentar