Competência leitora em todas as áreas de conhecimento
Por
emUm dos grandes desafios dos educadores é mobilizar os alunos para o hábito da leitura. O assunto será amplamente discutido pela jornalista e psicopedagoga Eloisa Bombonatti durante sua palestra no 13º Congresso Internacional de Educação da LBV. O evento, que ocorre entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, em São Paulo/SP, reunirá pesquisadores, docentes, alunos, pais, profissionais de Educação e áreas afins no debate do tema “Mobilização como estratégia de aprendizagem: uma visão além do intelecto”.
Mestre em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e especialista em alunos com problemas de aprendizagem e em Gestão Escolar, também licenciada em Letras, Eloisa enfocará a importância do desenvolvimento da competência leitora em todas as áreas de conhecimento. “Gosto muito de falar a respeito do desenvolvimento da competência leitora, porque geralmente o professor se preocupa muito em ensinar a escrever, e a leitura, no sentido geral — ler além do que está escrito —, fica um pouco esquecida”, afirma, completando que, com isso, é aberta a possibilidade de que o aluno faça uma leitura superficial dos textos: “A leitura mais crítica fica esquecida na sala de aula. Gosto de lembrar o professor que ele tem de ir por duas vias. O aluno precisa escrever, mas precisa ler (aquela leitura que transcende o que está no papel)”.
Portanto, segundo ela, a tarefa de utilizar a leitura como ferramenta para ampliar conhecimentos não é de responsabilidade apenas dos professores de Língua Portuguesa e Literatura, como comumente se imagina. “Quando se fala de competência leitora, é justamente para esse professor que não é professor de língua (...). Cada professor, dentro da sua especificidade, precisa trabalhar o seu texto e [a forma] como o aluno vai chegar a esse texto”, ressalta.
A palestrante destaca a importância dessa discussão, ainda mais quando se inclui um diferencial: “Quando a gente fala em mobilização, principalmente pensando nessa questão do ‘além do intelecto’, é uma mobilização de todos que participam da educação, do educador. E educador é todo mundo que tem a presença constante na vida do educando: professor, psicopedagogo, fonoaudiólogo... Mobilização para passar para a família, porque ela também faz parte da educação do aluno. Um congresso internacional, que trabalha o tema mobilização, é um grande passo para que a educação realmente seja eficaz e eficiente na sala de aula”.
Atualmente, Eloisa Bombonatti cursa MBA em Educação Cognitiva: Gestão da Aprendizagem Mediada e gerencia a área de produtos do Universitário Sistema Educacional. É autora de livros didáticos para Educação Infantil, Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos. Em sua carreira, também trabalhou como diretora pedagógica em várias escolas e na coordenação pedagógica e editorial em grandes editoras.
Na programação do 13º Congresso Internacional de Educação da LBV, haverá outras palestras e também oficinas pedagógicas temáticas, com a presença de vários especialistas. Cada participante terá direito a acompanhar, além das conferências, cinco oficinas. Para saber como se inscrever e obter outras informações, basta acessar o site www.lbv.org/congressodeeducacao.
Comentários
Comentar