Hortas comunitárias se multiplicam em Londrina
Por
emFONTE: Rede de Desenvolvimento Local, por Yara Talita Braga e Fotos: Yara Talita Braga
Hortas comunitárias se multiplicam em Londrina
Prefeitura do município garante alimento seguro à população com apoio das Redes de Desenvolvimento Local
Na última terça (26), foi inaugurada no Jardim Paulista, zona norte de Londrina, a 21º horta comunitária do município. O programa de Hortas Comunitárias realizado desde o ano passado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Abastecimento e Agricultura, vem contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população londrinense. No Jardim Paulista, a ideia da horta partiu dos moradores que implantam as Redes de Desenvolvimento Local – proposta estimulada na cidade pela Rede de Participação Política, iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
O prefeito Homero Barbosa Neto (PDT), presente no evento de inauguração, conta que outras cidades estão implantando o programa de Hortas Comunitárias e vêm até Londrina para observar o que já foi feito. “Gostaria de parabenizar a equipe do SESI com a Rede de Desenvolvimento Local no bairro e todas as pessoas que tornaram esse projeto possível. Temos aqui uma oportunidade de cultivar alimentos sem agrotóxicos e desfrutar dessa maravilha que é a nossa terra. Aqui ensinamos noções de ecologia, cidadania, respeito ao meio ambiente e muito mais. Temos a terra mais fértil do mundo”, disse o prefeito.
O engenheiro agrônomo e coordenador do programa, Carlos Eikiti Hirooka, explica que o procedimento de instalação de uma horta, após o pedido da comunidade na prefeitura, é feito uma análise do terreno e verificação se está sob posse da prefeitura. Após esta etapa, a equipe responsável faz a vistoria do solo e avaliam as condições de sua profundidade, removem entulhos e preparam a terra para o plantio. “Depois da implantação e inauguração entregamos a horta ao controle e administração da comunidade. Até a inauguração acompanhamos de perto todos os trabalhos necessários, posteriormente damos assistência e visitas periódicas. Entre os alimentos mais cultivados estão cebolinha, salsinha, alface crespa, alface roxa, alface americana, cenoura, rabanete, rúcula, brócolis, beterraba e outros”.
Parceria com a Rede
Idealizada pelos moradores que atuam na Rede de Desenvolvimento Local (RDL) do Jardim Paulista, a horta também terá plantas medicinais. “O diferencial dessa horta é que estamos aproveitando a água da calha da casa do senhor Emílio Santana, morador vizinho ao terreno. Era um terreno irregular, cheio de entulhos, mas conseguimos fazer dois patamares para os canteiros. Outro detalhe é que a comunidade optou também pelo cultivo de plantas medicinais”, afirma o engenheiro agrônomo.
A agente de desenvolvimento local, Roberta Paola Rufino, acompanhou os trabalhos de perto e auxiliou os moradores no processo de negociação com a prefeitura. “A ajuda da Roberta foi fundamental para realizarmos esse sonho. Comecei no grupo de artesanato que surgiu por meio da Rede aqui no bairro e agora também estou ajudando na horta que é algo maravilhoso e muito importante para a nossa comunidade”, destaca a coordenadora da horta do Paulista, Maria José da Costa.
Esta é a primeira horta ‘privada’ implantada em Londrina, visto que o terreno foi cedido pelo morador Marcelo Favini. “Meu pai comprou esse terreno há 45 anos e agora não tenho intenção de construir. O Aédio (presidente da associação de moradores do bairro) me procurou e pediu para fazer a horta no local e logo de cara aceitei. Minha esposa adora cultivar plantas e também estamos empolgados com esse projeto”, revela Favini.
Outra horta comunitária viabilizada através da mobilização dos moradores que implantam as Redes de Desenvolvimento Local está em funcionamento no Jardim Jamaica. “Quando entregamos uma horta, estamos entregando alimento seguro para a população”, comemora a secretária de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa.
O Prefeito afirmou: “Gostaria de parabenizar a equipe do
Comentários
Comentar